(Fonte: Jornal VS)

Hoje em dia, o mercado imobiliário oferece muitas oportunidades para quem deseja realizar o sonho da casa própria. Apesar disso, é preciso ter alguns cuidados, para evitar ter prejuízo a longo prazo.

Fique atento às dicas abaixo e boa sorte!

1) Você conhece a construtora?
Então você já escolheu o seu imóvel na planta e agora só precisa fechar o contrato para começar a pagar. Mas a construtora responsável pelo projeto é, realmente, confiável? Você conhece a trajetória dela? Pesquise sobre a legalização do terreno e da construção, além de se certificar sobre a segurança da empresa em questão.

2) A documentação está em dia?
Você sabia que um imóvel que ainda está em processo de construção não pode ser vendido sem o registro da incorporação em cartório? É o chamado “RI”, que identifica quem administrará a obra e quem a executará.

3) Formalize tudo!
Mesmo enquanto o imóvel está sendo construído, você deve agilizar a documentação que precisa ser registrada em cartório. O contrato de promessa de compra e venda, a transferência da propriedade e outros precisam passar pelo Cartório para constar na matrícula. Isso garante mais segurança na negociação e evita problemas como venda duplicada do mesmo imóvel.

4) Apoio legal
Não abra mão de um advogado para acompanhar as negociações. Alguém, inclusive, que entenda bastante do tipo de negócio que você está tratando, para te ajudar na conclusão de todo o processo como também na análise de cada item e etapa.

5) Pode pagar quanto?

Aqui é preciso bastante equilíbrio. Parcelas muito baixas não são sinal de bom negócio, mas fechar o financiamento com um valor acima do que você pode pagar também não é vantajoso.
Se começar pagando muito pouco, cuidado: sinal de que vai ficar apertado no final, quando as parcelas aumentarão sobremaneira.

Pronto! As principais dicas você tem para realizar o seu sonho de maneira consciente e sem se arrepender depois. Até a próxima!