Um dos momentos mais esperados por nós é aqueles em que vamos encontrar os amigos ou reunir a família para uma viagem. E é devido a importância de atividades como essa que você deve planejar e evitar imprevistos, principalmente se relacionados com o carro. Fique atento na lista de prioridades que organizamos abaixo para não ficar perdido. E, depois, pé na estrada!

1) Calibragem dos pneus
Fundamental, todos sabem. Não deixe de incluir o estepe nessa – a gente sempre acha que não vai precisar e, nessa, passa aperto. Não se esqueça!

2) Cálculo do combustível
Mesmo que aproximado, tente calcular o seu gasto e, se possível, complete o tanque. É importante também abastecer em postos de sua confiança e evitar viajar com combustível velho – caso seu carro esteja mais de dois ou três meses parado. Isso costuma oxidar o combustível e você pode ter sérios problemas na viagem.

3) Filtros de ar, óleo e lubrificante
Não troque só o óleo, mas o filtro também. Dessa forma, você aumenta a vida útil do lubrificante.

4) Limpador de para-brisa
Já verificou se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e bem encaixadas? Lave-as apenas com água.

5) Freios
Outro item que vale a pena reforçar bastante. Já imaginou ter problemas com os freios? Fique bem atento: barulhos, pedal duro e trepidações são sinais de que os freios merecem uma checagem. Dê uma olhada no nível do fluido do freio e possíveis vazamentos.

6) Radiador
Atenção: o líquido de arrefecimento do motor tem data-limite de troca. Converse sobre isso com seu mecânico de confiança. Peça também uma revisão da válvula termostática, do radiador, da bomba-d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura do painel.

7) Sistema elétrico, faróis e lâmpadas
Nada de pane elétrica! Se está tudo em dia com o seu veículo, agora é hora de fazer essa verificação minuciosa. Para uma viagem mais segura, verifique o funcionamento dos dispositivos elétricos e das luzes do seu carro. Assim você vai estar preparado para imprevistos como uma forte neblina, por exemplo, dependendo do local de destino.

Tudo pronto! Agora só falta deixar o telefone do seu seguro bem pertinho, caso seja necessário.

Boa viagem