Roberto finalmente concretizou seu sonho. Montou uma empresa com toda a estrutura necessária – espaço próprio, equipamentos, móveis, veículos e suprimentos. Mas o novo empreendedor, talvez por falta de experiência, ainda não contratou um seguro empresarial. Por menor que seja, sempre há um risco a ameaçar o patrimônio pelo qual Roberto tanto batalhou.

O seguro empresarial é uma modalidade que protege companhias comerciais, industriais e de serviços contra diversos riscos, tais como incêndio, roubo, fenômenos da natureza, etc. Ele funciona como garantia do patrimônio da companhia e dá tranquilidade para que o empreendedor se concentre na administração do negócio.

Diversidade de produtos

O mercado oferece um amplo leque de opções de cobertura para as companhias. Há desde produtos com cobertura básica (contra incêndio, raio e explosão) até aqueles que oferecem proteção contra um mix de riscos – chamado de seguro multirrisco ou seguro compreensivo. Em geral, o mercado comercializa apólices que combinam a cobertura básica com pelo menos uma facultativa (lucros cessantes, por exemplo). O seguro empresarial multirrisco se divide em três tipos:

Padronizado – apresenta condições contratuais idênticas às estabelecidas nas normas técnicas da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Não padronizado – é um produto criado pela seguradora para comercialização em larga escala

Singular – tem como característica principal a exclusividade. É um produto desenvolvido pela seguradora para atender às necessidades específicas de uma apólice individual. O segurado contrata um produto feito sob medida para sua empresa. Por conta de sua especificidade, o seguro singular não pode ser comercializado para outro cliente.

Engana-se o empreendedor que analisa a contratação do seguro empresarial apenas como despesa. Na verdade, independentemente do porte da companhia, a apólice representa um investimento em segurança. Em um ambiente competitivo como o mundo dos negócios, nenhum empresário pode ser negligente com as questões relativas à proteção do investimento em ativos da companhia.

Coberturas

Além das coberturas básicas obrigatórias – incêndio, raio e explosão –, o seguro empresarial oferece proteção contra os mais diversos riscos. A montagem da apólice deve levar em consideração elementos como ramo de atividade da empresa, número de funcionários, faturamento e localização, entre outros. Com a orientação de um corretor, o empresário tem condições de montar o seu mix de coberturas adicionais. Conheça algumas delas:

. gastos com aluguel;

. despesas fixas e instalação em novo local;

. danos elétricos;

. danos a equipamentos em geral;

. destruição de vidros e de anúncios luminosos;

. acionamento de chuveiros automáticos (sprinklers);

. vendaval, ciclone, tornado e granizo;

. impacto de veículos terrestres;

. roubo de bens e valores;

. tumultos;

. lucros cessantes;

. responsabilidade civil;

. fidelidade de funcionários;

. recomposição de documentos.

Algumas seguradoras oferecem ainda assistência 24 horas em casos de sinistro. Os pacotes de serviços costumam incluir chaveiro, segurança, reparo hidráulico, eletricista, limpeza (lama, água e fuligem), retorno antecipado do empresário em viagem (distância superior a 100 quilômetros e no território nacional), guarda-móveis e mudança, reparo temporário de telhado e transmissão de mensagens urgentes.

Com a assessoria de um corretor, Roberto encontrará o seguro o mais adequado para o seu negócio. Assim, ele poderá dormir tranquilo e sem se preocupar com a segurança dos ativos de sua empresa.

(Fonte: http://jacometo.com.br/Noticias/entenda-a-importancia-do-seguro-empresarial-para-o-seu-negocio)