Gentileza gera gentileza – no trânsito também
(Fonte: Porto Seguro)
Não é só em cidades grandes que o trânsito tem sido uma das maiores queixas de moradores e turistas. Cidades pequenas, muitas vezes, também já passam por bons apertos. Assim, surge a hora do rush e, com ela, as conhecidas atitudes intempestivas e desrespeitosas, muitas vezes resultantes da pressa e da falta de paciência mesmo do motorista.
Não é fácil mesmo ficar quase uma hora parado quando se tem compromisso inadiável. Mas tente relaxar e criar maneiras de melhorar o trânsito da sua cidade. Por você e também por quem está no seu carro, em outros carros e pelos pedestres.
Olha o que pode acontecer quando você se torna uma pessoa mais gentil no trânsito:
Tudo flui
A gentileza urbana passa por um conjunto de ações que faz com que a qualidade de vida das pessoas melhore em amplo sentido, e existem várias formas de praticá-la em nosso dia a dia.
Um trânsito mais fluido pode ser o resultado de mudanças em nosso comportamento. Veja algumas delas: combinar caronas com pessoas que têm destinos diários parecidos com o seu, optar por fazer saudáveis caminhadas, utilizar bicicletas ou até mesmo aproveitar possibilidades com o transporte público, caso seja possível.
Ar mais puro
Optar por transportes alternativos e reduzir o número de veículos nas vias públicas, além de contribuir com a fluidez no trânsito, melhora a qualidade do ar. A contribuição com a nossa saúde é enorme, pois diminui a incidência de doenças respiratórias e problemas com patologias de pele causadas pelo efeito estufa.
Agilidade nos trajetos
Você está no comando? Evite fechar cruzamentos, perder o foco na direção ao utilizar o celular em meio ao trajeto, parar em cima da faixa de pedestre, ou ficar mudando de faixa sem propósito e sem sinalização!
Convívio social
Quando adotamos práticas gentis no trânsito, como oferecer passagem para quem está mais rápido, permitir que pessoas que estão nas laterais das ruas com a intenção de atravessar possam cruzar a via, ou evitar buzinar sem necessidade, tornamos o convívio entre todos mais leve, mais pacífico. O normal do ser humano é retribuir boas ações de forma calorosa, e as pessoas acabam contaminadas por bons sentimentos quando percebem que existem pessoas gentis à sua volta.
E então, vamos praticar a gentileza no trânsito?