Como evitar alergias no outono
O Brasil é um país de climas muito intensos, com mudanças bruscas de temperatura e condições, e tudo isso pode acabar prejudicando a nossa saúde. Sendo assim, é importante prestarmos atenção em todos os detalhes para evitar ao máximo qualquer tipo de complicação, prezando sempre pelo bem-estar e qualidade de vida.
A primavera está quase dando tchau e dando boas-vindas ao outono, estação do ano que é conhecida pela sua amenidade e oscilação de temperaturas. É também o clima ideal para alguns espirros, dores de cabeça, entre outros sintomas de alergias como rinite, sinusite e outras. Por isso, separamos algumas dicas especiais para você saber como evitá-la na estação que está por vir. Confira:
1 – Limpe o nariz com soro fisiológico:
Como a rinite alérgica é uma inflamação que, normalmente, causa acúmulo de secreção e até mesmo obstrução, é muito importante manter as vias nasais sempre limpas e livres para a entrada e saída de ar. Para facilitar esse processo, procure o auxílio do soro fisiológico para retirar o excesso de secreção. Além de diminuir os sintomas e os riscos de infecção, ajuda também a hidratar a região interna do nariz.
2 – Beba bastante líquido:
Se não consumirmos a quantidade diária recomendada de água (2 litros, no mínimo), todo o nosso corpo é prejudicado. Você já deve saber, mas a maior parte do nosso corpo é composto de água, e a presença dela no organismo é fundamental para o funcionamento ideal dos órgãos. Por conta das temperaturas baixas do outono e inverno, muitas pessoas acabam esquecendo de beber água, porém é muito importante manter este costume pois pode evitar diversas doenças.
3 – Alie atividade física com boa alimentação:
Um corpo forte e saudável é um corpo em movimento e bem nutrido. Nossas defesas naturais dependem dessa combinação para manter os anticorpos ativos e o organismo em pleno funcionamento. Caso você sinta uma piora na saúde mesmo mantendo essa rotina, procure um médico para te auxiliar na melhor maneira de combater a alergia ou outra complicação.
4 – Umidifique o ambiente:
Em épocas de muitas mudanças de clima, o ambiente seco pode trazer alguns desconfortos e até mesmo complicações para o nosso organismo. Este pode ser, inclusive, um fator agravante dos sintomas de alergia, que facilitam a irritação das mucosas respiratórias e podem acabar provocando infecções e sangramentos. Por isso, além de se manter hidratado, procure umidificar o local.
5 – Mantenha a casa limpa e arejada:
Um ambiente empoeirado e fechado é perfeito para a alergia se propagar. Trocar o ar dos cômodos e manter tudo limpo é fundamental para um dia a dia confortável e de qualidade. Por isso, procure sempre manter as janelas abertas para que haja circulação de ar, evite acumular sujeira em cantos da casa, principalmente os que são de contínuo acesso. Assim, você evita a proliferação de bactérias e, consequentemente, o surgimento de uma crise alérgica.
Estas são apenas algumas dicas para deixar a sua rotina mais segura e protegida contra os fatos causadores da alergia, que tanto nos incomodam e nos deixam suscetíveis a outras complicações. Nossa saúde precisa ser levada a sério e deve ser cuidada diariamente, até nos mínimos detalhes. Com estas dicas, você curtirá muito mais esse clima gostoso de outono que está quase chegando!