E-flyer Blog

Mulher merece toda a atenção quando o assunto é saúde. Em se tratando da nossa mãe, então, merece cuidado redobrado. E se tem uma coisa que é verdade a respeito das mães é que elas mudam de nome, mas todas são igualmente guerreiras e protetoras com a sua família. O que isso significa? Que às vezes sua mãe deixa de cuidar da própria saúde para dar atenção à sua prole.

Está na hora de você retribuir tantos anos de atenção e carinho e ajudar a sua mãe a cuidar da saúde, não é? Algumas condições são mais fáceis de se reverter quando detectadas em estágio inicial. Por isso, marque logo um médico para a mãezona e procure fazer com que ela faça check-up com frequência, prevenindo sempre tudo o que for possível. E, quando for o caso de um diagnóstico difícil, é bom manter a calma e procurar uma boa assistência médica porque hoje em dia há muito mais recursos e tratamentos do que antigamente.

O INCA, em uma ocasião, publicou um guia simples de prevenção para que as mulheres utilizassem no seu dia a dia. E, quando falamos das mulheres, entram na fila as filhas, sobrinhas, netas e primas também, combinado? Veja só:

Câncer do Colo do Útero – 19 mil casos novos ao ano

Como evitar: O uso da camisinha protege contra a infecção pelo vírus HPV, responsável por 90% dos casos. Se você tem idade entre 25 e 59 anos deve realizar exame preventivo ginecológico. Em caso de um exame alterado, procure um médico.

Câncer de Mama – 49 mil casos novos ao ano

Como prevenir: Se você tem 40 anos ou mais, deve realizar exame clínico das mamas anualmente. Se tiver de 50 a 60 anos, realize ainda a mamografia a cada dois anos. Esses exames são recomendados mesmo que você não perceba nenhum sintoma. Se sua mãe, irmã ou filha teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, as chances de você ter a doença são maiores. Quem já teve câncer em um das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Nesses casos o exame clínico das mamas deve ser realizado anualmente a partir dos 35 anos de idade.

 Câncer de Pele – 59 mil casos novos ao ano

Como prevenir: Evite a exposição direta ao sol das 10h às 16h e use filtro solar com fator de proteção igual ou superior ao 15, fazendo reaplicações a cada duas horas. Além disso, é importante usar chapéu e barraca. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Duas regras de ouro para evitar as mais diversas doenças: fique longe do cigarro e cultive bons hábitos alimentares sempre. Além disso, praticar atividades físicas com frequência é um diferencial importante para quem deseja manter-se saudável.

Aproveite bastante o Dia das Mães e lembre-se que todo dia é tempo de celebrar o amor que temos pela nossa família.