A palavra “endosso” diz respeito à transferência de propriedade de um título. No caso de um endosso de seguro, não é tão diferente, já que corresponde à alteração, modificação ou transferência de dados do contrato de seguro. Ou seja: se existe alteração, há endosso.

E essa alteração, muito comum, costuma ser fruto da inclusão de uma garantia adicional ou até da substituição do veículo que consta na apólice. É exatamente por isso que se deve ficar atento(a) ao fazer um, já que, sendo o seguro nada mais do que a atribuição de um valor monetário para um risco, qualquer fator que altere esse risco acarreta mudanças no preço do seguro, bem como nas coberturas e franquias.

Veja abaixo alguns dos principais motivos de realizar o endosso.

Mudança de endereço: muito comum quando há mudança repentina para outro bairro. Como a área de circulação do veículo é um dos fatores no cálculo do valor, é necessário realizar um endosso para correção do valor.

Inclusão ou exclusão de coberturas: Após a contratação, o assegurado acaba percebendo que precisava contratar coberturas para danos a vidros, lanternas e faróis e, por isso, precisa incluir ao seguro. Gera-se, então, o endosso.

Substituição de veículo: Outro caso é a troca de veículo no momento da vigência do seguro. Assim, como ocorre alteração no perfil do risco, já que ano, modelo e marca fazem parte da análise, também é necessário um endosso.

CEP de pernoite do veículo: Suponha que, no momento da contratação, tenha sido considerado que o carro fica na rua durante a noite; imagine então que, algum tempo depois, o responsável pelo veículo consegue uma garagem. Concorda que o carro sofre um risco menor agora? Por isso, provavelmente, o valor diminuirá.

Local de circulação: Se alguém usa o veículo para ir trabalhar e há mudança de emprego, essa alteração também gera um endosso, já que o valor do seguro é calculado também nos locais em que o carro circula.

É cliente Cupello, se identificou em algum dos casos e quer realizar seu pedido de endosso? Então entre em contato com a gente!