Viajar é bom por diversos motivos… E viajar com as crianças é melhor ainda! Relaxando, curtindo novos lugares e aproveitando o tempo de lazer, a maioria das viagens também servem de incentivo cultural aos pequenos, já que os tira da rotina e apresenta novas realidades.

E para que o passeio seja tranquilo e só traga lembranças boas, a escolha de um destino que agrade a todos muito importante. Por isso, preparamos algumas dicas de qual viagem escolher, dependendo da idade.  Vamos lá!

 

Antes de 1 ano

Apesar de ser um pouco mais complicado, viajar com bebês não é uma tarefa impossível, exigindo muito planejamento – principalmente no que diz respeito ao horário de dormir e comer –. Além disso, organizar percursos não tão longos, que possam ser feitos de carro, é importante. Uma boa dica, assim, é escolher um hotel em uma cidade turística próxima, para que os pais descansem sem deixar de ficar de olho nos pequenos.

 

De 1 a 3 anos

Entre 2 e 3 anos é uma boa fase para viajar com as crianças. Principalmente por começarem a ensaiar a autonomia para tomar suas próprias decisões, esse momento traz várias situações em que os pequenos poderão exercer o que estão aprendendo, como escolher a própria comida ou explorar um lugar novo. Por isso, explorar a curiosidade é ideal, visitando zoológicos, parques de diversão ou ficando em um resort. As férias de verão, claro, são as mais indicadas.

 

De 4 a 6 anos

Diferente dos anos anteriores, nessa fase as crianças costumam ter um pouco mais de paciência, começando, inclusive, o processo de alfabetização. Por isso, apostar em passeios culturais, explorando novas culturas e línguas, é interessante. Lembre-se de que a viagem precisa agradar a todos e, por isso, intercalar passeios mais divertidos com os que os adultos querem fazer é a melhor solução.

 

De 7 a 12 anos

Às vésperas da pré-adolescência, agora com maior independência, essa fase é ótima para criar memórias e encantar os pequenos, que podem ajudá-lo a tomar as decisões: o que comer? Onde ir? Qual passeio fazer? E tudo isso pode ser feito – agora – em viagens mais longas (tanto na duração quanto na distância). Uma boa dica é Los Angeles, por exemplo, que tem a Universal Studios e o California Science Center, onde elas podem tocar em uma nave espacial de verdade.

 

Acima de 12 anos

Agora bem mais participativas, essa é uma fase um pouco difícil, mas planejar uma viagem em família pode ser uma oportunidade para se aproximar dos filhos e encontrar interesses em comum. Por isso, deixe as crianças explorarem a independência em algumas circunstâncias e permita que planejem alguns roteiros. Eles sonham em conhecer alguma cidade? São fãs de algum esporte? Leve essas perguntas em conta e planeje a melhor viagem das suas vidas!