Fonte: IG

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo da população brasileira, ficando atrás apenas dos itens “educação” e “casa própria”. Com saúde não se brinca, de acordo com o velho ditado que sempre esteve na boca do povo. E, mesmo em contexto de crise, a procura por planos de saúde não tem sido pequena, segundo especialistas.

Porém, antes de contratar o plano de saúde, é importante ficar atento e tomar algumas precauções. Leve em consideração, por exemplo, quais hospitais, médicos e laboratórios estão credenciados e o que eles oferecem. Além disso, não deixe de pesquisar os tipos de contratação disponíveis e a rede credenciada de acordo com as suas necessidades.

Abaixo, 4 dicas importantes para você ficar atento e, em seguida, decidir o plano de acordo com o que procura.

Histórico

Avalie suas necessidades e leve em conta questões como idade, hábitos e histórico de saúde, por exemplo. Essa avaliação servirá como ferramenta para que o usuário não arque com serviços e consultas que não serão utilizados e não deixe de contar com uma cobertura que poderá ser de extrema necessidade.

Informações

Declare à operadora em detalhes caso possua alguma doença preexistente ou algum hábito nocivo para sua saúde, como o tabagismo. Não falar no ato da contratação pode trazer problemas no futuro, como até mesmo o cancelamento da cobertura.

Corretor

É o profissional indicado para auxiliar o cliente a encontrar a cobertura adequada para o seu respectivo perfil, já que está habituado com as diferenças entre os planos e poderá recomendar os que melhor se adequam a cada perfil, reduzindo o leque de opções para os que realmente são interessantes.

Confiabilidade

Procure o número de registro da operadora no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Assim, é possível checar o desempenho da empresa, bem como o histórico e posição na lista de operadoras que mais recebem reclamações dos consumidores.

No portal da entidade, o beneficiário também pode conferir uma lista com todos os seus direitos em relações a reajuste, portabilidade, além de exames e consultas que são obrigadas a serem oferecidas para cada tipo de cobertura.